26/04

TERÇA-fEIRA 

gUIA DE atividades 

26/04

TERÇA-fEIRA 

Mesa Redonda: Semiótica da Imagem Turística

Pesquisadora Maria Giulia Dondero (F.R.S.- FNRS/Bélgica)

Profa. Dra. Daniela Bracchi (FotoLab/CAA/UFPE)

 

Local: FotoLab (Bloco 33)

Horário: 14:30H

Vagas: 15 (inscrição: fotolabufpe@gmail.com)

27/04

QUARTA-fEIRA 

Palestra: Fotografia e Cultura Popular

Fotógrafa/Pesquisadora Elysângela Freitas

Mediador: Prof. Dr. Eduardo Romero (FotoLab/CAA/UFPE)

 

Local: Auditório Luiz Gonzaga/CAA/UFPE (B. 32)

Horário: 10:00h

Vagas: Aberto ao Público

Expedição Fotográfica

Caruaru

 

 

Local: Alto do Moura

Horário: 14:00h às 16:00h

Vagas: FotoLab e LabFOCO

28/04

Quinta-fEIRA 

Palestra: Projeto Lambe Lambe

Fotógrafos Jarbas Araújo e Breno Laprovítera

Mediadora: Profa. Ms. Luciana Padilha (LabFOCO/IFPE)

 

Local: Sala 04 – Campus Olinda/IFPE

Horário: 10:00h

Vagas: Aberto ao Público

Expedição Fotográfica

Olinda

 

 

Local: Sítio Histórico de Olinda

Horário: 14:00h

Vagas: FotoLab e LabFOCO

29/04

Sexta-fEIRA 

Oficina: FotoMontagem

Oficineiro: Xadai Rudá

 

 

Local: LabFOCO/Olinda

Horário: 09:00h às 12:00h

Vagas:

Oficina: Pinhole

Oficineiros: Monitoria FotoLab(Raíssa Martins;

 Kristhal Gomes;  Allana Santos; Cris Melo; Lays Mendonça;

  Fillipe Vilar; Mayara Silva; Mônica Ester)

Local: FotoLab (Bloco 33)

Horário: 14:00h às 17:00h

Vagas: Restrito ao 2º Período Design 

Oficina: Cianotipia

Oficineiros: Monitoria FotoLab (Cris Melo;

Fillipe Vilas; Mayara Silva; Kris Souza; Amanda M.)

 

Local: FotoLab (Bloco 33)

Horário: 14:00h às 17:00h

Vagas: Restrito ao 2º Período Design

PALESTRANTES

Elysangela Freitas​

    Licenciada em História (UNICAP) e bacharel em Direito (UFPE), com capacitação em Arteterapia (Horizonte – Desenvolvimento Humano) e pós-graduação em Língua Portuguesa (IEL/FACOTTUR). Atualmente, aluna do Curso Superior Tecnológico de Fotografia na UNICAP. Integrou como fotógrafa a equipe que elaborou o Inventário do Maracatu de Baque Solto para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2012/13). Participou em 2013 da exposição coletiva "24 Olhares sobre o 5 Pontas" no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas). Em 2014 fez parte do projeto coletivo de intervenção urbana "Isso não é ..." Atualmente participa do "Retratos da Católica", projeto de fotografia que busca mostrar a diversidade de que é formada a identidade da Universidade Católica por meio de retratos, projeto selecionado na Bolsa Cultura da FASA/UNICAP 2014.

Maria Giulia Dondero

   Maria Giulia Dondero é pesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique-F.R.S.-FNRS (Bélgica) e professora na Université de Liège (Liège, Bélgica), onde desenvolve pesquisas em semiótica visual, especialmente sobre a imagem científica, artística, religiosa e sobre a argumentação visual na vulgarização científica. É autora de cerca de cinquenta artigos em língua francesa, italiana, inglesa, portuguesa e espanhola; dirigiu cerca de quinze obras coletivas e números especiais de revistas sobre fotografia, imagem científica e subjetividade em imagem. Publicou as obras: Des images à problèmes: le sens du visuel à l´épreuve de l´image scientifique (com J. Fontanille, Limoges, 2012; tradução em língua inglesa: The Semiotic Challenge of Scientific Images: A Test Case for Visual Meaning, Ottawa, Legas Publishing, 2014); Sémiotique de la photographie (com P. Basso Fossali, Limoges, 2011; versão italiana: Semiotica della fotografia. Investigazioni teoriche e pratiche di analisi, Guaraldi, Rimini, 2006, 2008); Le sacré dans l´image photographique: études sémiotiques (Paris, 2009). É co-fundadora e diretora da revista Signata: Annales de sémiotiques/Annals of Semiotics, co-diretora da coleção Sigilla (PULg) e também secretaria geral da Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV) e primeira vice-presidente da Associação Francesa de Semiótica (AFS).

Daniela Bracchi

    Doutora em semiótica pela USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UFBA. Dedica-se à pesquisa e docência nas áreas de Fotografia, Semiótica, História da Arte e Moda. Professora Adjunta do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisadora em Fotografia Brasileira Contemporânea no Laboratório de Fotografia do Núcleo de Design da UFPE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Moda da UFPE (G-COMO), do grupo Symbolismum - Estudos sobre o Imaginário e a Complexidade e do Grupo de Estudos Semióticos da USP. Coordenadora do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Jarbas Araújo e Breno Laprovítera

    Até bem pouco tempo atrás ainda era possível encontrar pelas ruas de Recife fotógrafos lambe-lambes que ficavam em praças e jardins da cidade fotografando as pessoas e revelando as imagens na hora, que remonta a uma tradição do início do século 20.

    Um grupo de fotógrafos pernambucanos, inspirados naqueles profissionais, criou o projeto "Lambe Lambe" e mantém essa tradição há 21 anos, sempre durante o Carnaval, registrando as fantasias mais criativas dos foliões. A princípio, eles fotografavam apenas em Olinda. Depois eles migraram para Recife.

     Atualmente o projeto é tocado pelos fotógrafos Breno Laprovitera e Jarbas Junior, o Jarbinhas, com a participação de Dominique Bertrè. Até o ano passado, era possível encontrá-los em um estúdio fixo na praça do Arsenal, no Recife Antigo.

 

Texto e fotos do site: http://migre.me/tAp7H

p&b

 
 
 
 

Endereço

Rodovia BR-104, Km 59, s/n

Bairro: Nova Caruaru.

Caruaru - PE.

CEP: 55014-900

Contato

 

fotolabufpe@gmail.com

 

 

Horário

 

Aberto Diariamente

14:00 às 22:00

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon